Mão na Bola

segunda-feira, setembro 10, 2007

Descubra as diferenças

A unica semelhança que encontro entre a selecção de sub-21 que vi jogar na 6ª feira, orientada por Rui Caçador e as selecções de sub-20 e sub-21 comandadas este Verão por José Couceiro, é o facto de os jogadores serem os mesmos. De resto tudo é diferente! A organização, a atitude, o controlo, a qualidade colectiva não tem nada a ver com aqueles conjuntos de jogadores que fracassaram nas respectivas provas.
Razão tem Carlos Queirós, quando disse que em vez de se inventarem soluções "engenhosas" se devia apostar nos técnicos competentes que há anos militam nas estruturas da federação!

Será que os responsáveis da Federação e da equipa principal viram o jogo? Repararam naqule rapaz que jogou a defesa central, chamado Manuel da Costa? Um Luxo! Cortes milimétricos, atitude autoritária, agressividade atacante, rapidez, flexibilidade, etc., etc., etc. Só falta chamar-se Ricardo para pertencer ao lote dos predestinados Gomes e Carvalho!

E aquele meio campo? Um regalo para a vista! O talento e a elegância de Miguel Veloso, a solidez e pujança de Pelé, a força e a tenacidade de Manuel Fernandes não deram qualquer hipótese aos irlandeses!

E depois o ataque, com os muito promissores Paulo Machado e Vierinha, e o ponta-de-lança João Moreira que não parou um segundo de atacar e defender, um verdadeiro jogador de equipa!

Manuel Fernandes continua a dar razão ao que aqui escrevi há um mês: senão moderar o feitio nunca será um jogador de topo, apesar de todo o talento que possui. Com um árbitro mais rigoroso, não chegaria ao intervalo, tantas foram as picardias em que se envolveu, chegando mesmo a pontapear a cabeça de um adversário! Lamentável.

***********************

A Selecção principal continua a ter lugares reservados, independentemente da produção em campo. Só assim se explica que Deco tenha jogado até ao fim, custando mesmo à equipa uma vitória que parecia segura! (Não sei se repararam qual o jogador que estava à frente do polaco que rematou, e que pouco fez para o impedir!)

E que Quaresma continue a ficar de fora do onze inicial.

E qual a explicação para se naturalizar um defesa central brasileiro quando se tem Meira, Jorge Andrade, Ricardo Carvalho, Nunes, Tonel, Ricardo Rocha, Manuel da Costa, Miguel Veloso, Bruno Alves, entre outros?!?!

Selecção Nacional? Não, selecção implica critério, nacional refere-se a português!