Mão na Bola

quarta-feira, fevereiro 21, 2007

Portugueses

Deixemo-nos de clubites, hoje somos todos portugueses.

Boa sorte, compatriota Mourinho!

segunda-feira, fevereiro 12, 2007

Rescaldo

Algumas notas a reter da eliminação da Taça:

- A péssima exibição de Nelson: marcou o primeiro golo do Varzim, e fez a estúpida falta que resultou no segundo. Não acertou um cruzamento e practicamente tudo o que fez foi mal feito. É um jogador que está a acusar a falta de concorrência directa.

- A constatação que Beto não é alternativa a Petit, nem em jogos contra equipas de 2ª divisão. Além de ter jogado mal só não deixou a equipa a jogar com dez (quer dizer, até ele saír foi o que aconteceu!) porque o árbitro fechou os olhos. Foi uma pena não se ter facilitado a sua saída para o Málaga.

- Já no caso de Marco Ferreira, bastou um remate para se perceber que não o dispensar em Janeiro foi um erro crasso! (Engenheiro, então e o Manu e o Paulo Jorge, onde andam?)

- Nuno Gomes ficou novamente em branco, e volta a conversa que não é um matador, e blá, blá, blá. Uma pergunta: quantas vezes foi servido em condições de marcar?

- Esperava mais de João Coimbra neste jogo, mas continuo a achar que merece mais oportunidades. Tem pinta de jogador...

Levantemos a cabeça, quarta-feira há mais...

quinta-feira, fevereiro 08, 2007

Sumaríssimo

O SL Benfica emitiu um comunicado na sua página oficial com sete pontos, anunciando no ultimo que irá acatar a decisão da Comissão Disciplinar da Liga em castigar o jogador Derlei com 2 jogos de suspensão por agressão a um adversário.

A decisão é correcta, mas dispensava-se os restantes seis pontos do comunicado, já que a linguagem e os argumentos utilizados são na linha da mentalidade que tem imperado no futebol português desde há vinte ou trinta anos. Ou seja, pouco importa que o nosso jogador se tenha portado mal, o que interessa é que os jogadores dos outros já o fizeram e vão voltar a fazer sem ser punidos.

Se o Benfica tem emitido um comunicado a reconhecer a justiça do castigo e a lamentar a atitude extemporânea e insensata do seu atleta, teria com certeza mais moral para no futuro assinalar e exigir a sanção de jogadores de outros clubes que incorram no mesmo erro.

Esta direcção tem feito muito bem ao Benfica, está na altura de se preocupar em fazer bem ao futebol. Mesmo que para a maior parte dos adeptos nada se compare a uma vitória dentro do campo.

quarta-feira, fevereiro 07, 2007

Selecção(?) nacional(?)

Ontem sentei-me em frente ao televisor a ver o jogo Portugal-Brasil. Já há muito tempo que não parava para ver um jogo da selecção(?), assim como há muito tempo deixei de vibrar com a selecção(?).

Apesar de não ser adepto do Porto, nem intelectual, nem tão pouco filho de gente famosa, eu não gosto de Scolari. E por muitos jogos que ele ganhe, enquanto continuar a descaracterizar a selecção(?), a practicar um futebol chato e pouco atractivo, a preferir uns jogadores a outros só porque sim, a proteger jogadores mimados e egoístas, a achar que pode dizer tudo o que quer e o que lhe apetece, eu não vou gostar dele. É um direito que me assiste, embora em alguns períodos recentes mais parecesse um sacrilégio...

Uma das razões pela qual eu não gosto desta selecção(?), tem a ver com a histeria descontrolada em torno de Cristiano Ronaldo. Não tenho qualquer dúvida que tem todas as condições para ser, num futuro próximo, um dos melhores jogadores do mundo. Não posso contestar que faz coisas que não estão ao alcance da grande maioria dos jogadores e que é muito completo nos seus atributos. Mas ao ver o jogo de ontem voltei a ficar com a sensação que ainda é "muita parra e pouca uva"! Ele finta, corre, faz "trinta por uma linha" mas é incapaz de fazer um passe decisivo, marcar um golo ou intervir de forma directa na marcação de um golo. Quando está em campo a equipa joga em função dele, é pouco colectiva e dinâmica. Ontem não me lembro de um único lance de perigo que tenha saído dos seus pés, tendo inclusivé desperdiçado um lance muito perigoso de contra-ataque, o que seria reprovado nos pés de outro qualquer jogador...

A diferença de tratamento para outros jogadores, como por exemplo Quaresma, é gritante e injusta. E só vê quem não quer...

Do jogo de ontem retenho aínda a fraca exibição de Tiago e Caneira, o quase frete de Deco enquando esteve em campo (talvez baralhado por não saber muito bem para que lado devia atacar!) e mais uma demonstração da (falta de) qualidade de Hugo Viana.

Claro que as coisas melhorarão bastante quando finalmente a selecção(?) puder contar com Pepe e Liedson....

sexta-feira, fevereiro 02, 2007

Vamos a eles!

Hoje é dia de Benfica-Boavista, e tenho para mim que vai ser um dos jogos mais importantes da época. Por duas razões:

Em primeiro lugar, será importante perceber o verdadeiro estado da equipa. Se é verdade que o mês de Janeiro foi muito profícuo em resultados, não é menos verdade que as exibições não foram tão conseguidas como as efectuadas em Dezembro. As ausências de Nuno Assis e R. Rocha, a intermitência de Miccoli e o regresso de Rui Costa (a que se vai juntar a entrada de Derlei) mudaram a face da equipa, e resta saber se a nova personalidade está consolidada e se a máquina afinada.

A segunda razão prende-se com o facto do Benfica jogar antes dos seus rivais. E em caso de vitória, não tenho dúvidas que tanto Porto como Sporting entrarão em campo muito pressionados. Resta saber como reagirão à aproximação do Benfica, aos recentes maus resultados e exibições, e à ausência de jogadores importantes (Quaresma e Andersson) e reforços (no caso do Sporting).

Daí que seja imperioso ganhar e jogar bem. Da minha parte, darei a minha contribuição para que o "inferno da Luz" viva mais uma das suas muitas noites de sucesso!

Vamos a eles!